segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Ressureição (das Pipocas)

Olá a todos.

Daqui fala-vos a equipa Muito Mais que Pipocas (os velhotes...) a dizer-vos que após um grande hiato, conseguimos reunir hoje. Ainda para mais, fizemo-lo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, de modo a sermos verdadeira presença no nosso meio.

A nossa reunião teve como tema a religiosidade e como a vivemos sendo Igreja. Também nos questionámos qual é e qual deve ser a nossa posição relativamente a outras vivências de Fé Cristã e mesmo outras religiões.

Para que percebam o que motivou a nossa reflexão, colocamos aqui o texto que a nossa coordenadora, Catarina Marciano nos propôs:

"A Religião e o Evangelho

Não existem técnicas para orar, nem métodos para alcançar o silêncio interior. Se a nossa oração se limitar a balbuciar umas palavras, não faz mal nenhum.
Acaso não somos todos pobres do Evangelho?

O Evangelho é só para os cristãos?
Segundo as palavras de Cristo, o Evangelho é para toda a humanidade: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Marcos 16,15). Mas nos dias de hoje a ideia de missão e embaraçosa. Será que o mundo inteiro deveria adoptar a nossa religião cristã? A missão não esconde um desejo de dominar? A expansão do Cristianismo andou por vezes lado a lado com guerras de conquista. Jesus enviou os seus discípulos «como cordeiros para o meio dos lobos» (Lucas 10,3), e alguns cristãos comportaram-se por vezes como lobos no meio de cordeiros.

Talvez seja por esta razão que muitos cristãos se tornaram prudentes. Aprendemos a não fazer juízos sobre as outras religiões. E, quanto ao Evangelho, antes de mais somos nós, os cristãos, que o devemos levar a sério. Então alguns acabam até por se colocar esta questão: como a paz no mundo depende em parte de uma coexistência respeitosa entre as diversas comunidades religiosas, o melhor não seria que cada um ficasse com as suas crenças para si próprio e deixasse os outros encontrarem o seu caminho nas suas respectivas tradições?"

Fica o desafio de, como nós, reflectirem sobre estas questões.

Cumprimentos aos militantes de Diocese e a todos os que visitem este blogue,
A Equipa Muito Mais que Pipocas.
(Catarina Cruz, Catarina Marciano, Cris, Isabel, Marcelo, Marta, Miguel e Nuno)

P.S. - É o primeiro texto de muitos!

Sem comentários: